Tatuagem em pele negra – Conheça o projeto #PelePretaTatuada
Uma pergunta feita frequentemente por leitores do blog é sobre tatuagem em pele negra e foi com esta mesma dúvida que o tatuador Robson Finho, tatuador há 15 anos criou o projeto #PelePretaTatuada há pouco mais de 1 ano junto com a Estopim Art. Quando Finho, 35 anos, começou a tatuar, no início dos anos 2000, percebeu que tinha algo estranho nos catálogos dos estúdios de Salvador: eles raramente apresentam exemplos detatuagens em peles negras.
Além da falta de referências, ele conta que existia ma estranha crença de que os traços não se destacariam na pele negra. “Percebi que muitos negros se tatuam, mesmo com essa noção esquisita. Isso acaba sendo mais uma barreira a ser quebrada”, defende.
Com estas percepções em mente que o projeto teve início e com a ajuda da fotógrafa Helen Mozão passaram a fotografar amigos e clientes negros e suas tattoos.
Além disso, Finho passou a fazer desenhos que valorizam a diáspora africana, como cabeças de mulheres negras, destacando suas características físicas. Isso criou outro projeto, o Cada Cabeça Uma África. “Ele é uma parte do #pelepretatatuada. Dei esse nome a uma série de desenhos que estou fazendo de mulheres africanas usando joias, óculos e outros acessórios”, diz.
Junto com a campanha, a Estopim Art e o tatuador lançaram uma promoção para compra das camisetas do #PelePretaTatuada: na compra de uma peça por R$ 40, Finho promete oferecer um desconto no mesmo valor do produto na realização de uma tatuagem com valores acima de R$ 200.