Qual o real significado das tatuagens?

As tatuagens são o ponto de encontro da arte com o corpo e do imaginário com o físico. Suas cores, formas e símbolos pulsam com memórias, significados e emoções. A atriz Angelina Jolie, por exemplo, conta com 17 tatuagens e cada uma delas possui um significado diferente.

Foto por Georges Biard/ CC BY-SA 3.0

As pessoas fazem tatuagens por uma razão estética e não percebem que há muitas vezes histórias seculares por trás das imagens”, disse o autor Trent Aitken-Smith, editor da revista Tattoo Master, durante uma entrevista para a Wired.

O novo livro de Aitken-Smith, The Tattoo Dictionary (“O Dicionário das Tatuagens”, ainda sem tradução em português), documenta a rica história por trás das tatuagens e no decorrer da obra, o autor apresenta uma seleção dos desenhos mais populares e a história e iconografia por trás de cada um deles.

Com a ajuda de Aitken-Smith e de diversas outras fontes confiáveis, vamos mostrar um pouco sobre como a tatuagem surgiu e o significado real de algumas das tatuagens mais conhecidas.

Um pouco de história

A história da tatuagem e seus significados é muito antiga. Existem evidências de que as pessoas se tatuavam desde os tempos neolíticos e Ötzi, uma múmia do 4º milênio a.C. que foi encontrada no vale de Ötz nos Alpes, possui mais de 57 tatuagens de carbono em forma de pontos e linhas.

Sacerdotisas tatuadas eram uma realidade nos antigos templos egípcios e um estudo recente no Museu Britânico confirmou que essa prática, que também era realizada em homens, começou há mais de 5.000 anos.

Os “pictos”, povos que viviam no leste e norte da Escócia, também eram famosos por suas tatuagens negras e azuis. Inclusive, seu próprio nome é derivado de uma palavra latina que significa “pintados”.

O mais impressionante é que muitos desses povos antigos se tatuavam por muitas das mesmas razões que as pessoas fazem hoje. Não se sabe o significado exato das tatuagens de Ötzi, mas os egípcios acreditavam que elas lhes dariam mais saúde e resistência e os pictos pensavam a mesma coisa em relação a força.

O real significado de tatuagens

Tatuagens de pássaros são muito comuns e podem conter vários significados. A andorinha é uma das mais populares e de acordo com Aitken-Smith, ela significava a quantidade de milhas náuticas percorridas por um marinheiro.

Foto por Ricardo Almeida/CC BY 2.0

Nos termos dos marinheiros, significa que você navegou mais de 5.000 milhas náuticas (9.260 km)”, afirmou. Um fato curioso é que se o marinheiro conseguisse dobrar esse número, uma segunda andorinha seria adicionada para completar a tatuagem.

Foto por Nicolas-Marie Gatteaux/Public Domain

 

O poker é popular há muito tempo e há uma variedade enorme de mãos e cartas únicas diferentes que as pessoas podem tatuar. Uma das escolhas mais comuns é o royal flush, que por ser a melhor mão do esporte pode significar vitória, poder ou sucesso.

Já quando se trata de uma carta singular, uma das mais escolhidas é a Rainha de Copas. Esta tatuagem costuma ser mais popular entre as mulheres e pode simbolizar determinação e perseverança. Além disso, ela também pode ligada ao amor e a paixão.

Chaves costumam aparecer bastante e podem ser um símbolo do desejo da pessoa de proteger o que é valioso para ela e pessoas próximas. Assim como a Rainha de Copas, essa é outra espécie de tatuagem que pode estar relacionada com o amor.

Muitas vezes, tanto na arte quanto na tatuagem, uma fechadura é mostrada ao lado de uma chave – frequentemente como uma metáfora para o amor e a chave para o coração”, diz Aitken-Smith.

Foto por Star Athena/CC BY 2.0

Além da tradicional fênix, outra tatuagem que está muito conectada com a ideia de renovação é a borboleta.

Essa tattoo costuma ser feita no ombro e de acordo com Aitken-Smith, ela pode ser um “símbolo de transformação, renovação e ressurreição, mas também tem sido associada à alma em muitas culturas”.

Foto por PaMeLa JaCKSoN / Via Flickr

Mais significados do que é possível mencionar

Existem inúmeras tatuagens e significados que podem ser atrelados a elas que se mantiveram relativamente estáveis por toda a história dessa arte. Dessa maneira, antes de escolher uma tatuagem e procurar um bom tatuador, vale a pena pesquisar um pouco sobre os significados reais da tatuagem e ver se ele está de acordo com o esperado.

LEIA TAMBEM

Deixe uma resposta