Modificação e carreira

Uma dúvida comum para quem vai fazer uma tatuagem ou colocar um piercing é se isso vai influenciar na sua carreira. Outra coisa comum são pessoas que alargam as orelhas e acabam por ter que reconstruí-las para conseguir um emprego ou uma promoção. Com tudo isso em mente, trago aqui um artigo que achei no www.clickcarreira.com.br/ com algumas boas dicas da Fernanda Monteiro, consultora da Cia de Talentos. Nestas dicas podemos saber quais as melhores medidas de cautela a serem tomadas quando você tem alguma tatuagem ou piercing para não ser deixado de lado em uma entrevista de emprego.

Como conciliar carreira e modificação corporal

“O ideal é o jovem colocar o piercing consciente de que talvez seja preciso abrir mão dele para conseguir uma vaga de emprego”, afirma Fernanda.

Nos casos das tatuagens é preciso ter mais cautela ainda, já que para apagar o desenho é preciso investir dinheiro e tempo, embora nem sempre a tattoo consiga ser removida completamente. “A pessoa deve pensar com cuidado onde fazer a tatuagem, porque nas partes mais chamativas não será possível escondê-la com a roupa”, diz a consultora.

Para não correr o risco de perder a vaga, o recomendável é não deixar os enfeites aparecendo. “Antes de saber qual é a política da empresa, evite usar o piercing. No caso das tatuagens, coloque roupas que cubram a região do desenho”, recomenda Fernanda.

No processo seletivo, aproveite o momento da entrevista para descobrir quais as regras da empresa em relação ao uso desses adornos. “O candidato pode informar que tem piercing ou tatuagem e perguntar ao recrutador se há uma restrição na companhia”, diz ela.

Não pense que você poderá mudar as regras da empresa. “Não será possível esconder o tempo inteiro que você tem um piercing ou uma tatuagem, por isso, a sinceridade é fundamental.”

Segundo a consultora, os profissionais que lidam diretamente com o público geralmente não podem fazer o uso desses acessórios. “Os setores Financeiro, Jurídico e de Saúde consideram dispensáveisPergunte ao HeadHunter: Piercing e tatuagem na seleção? piercing, tatuagem, alargadores, entre outros itens.”

Que fique claro: ninguém perde uma vaga ou é mandado embora apenas por conta dos adereços. Se a empresa não for adepta a eles, é provável que peçam que você os retire, deixando a decisão final a critério do funcionário. Aí então, é preciso refletir o que é mais vantajoso: usar os adereços em qualquer ocasião ou garantir aquela oportunidade profissional.

Via www.clickcarreira.com.br/

Sabemos que as empresas estão mudando e estão mais abertas aos profissionais “alternativos” e áreas em que não há contato com público já estão abertas aos tatuados: Web Design, Programação, Marketing, Publicidade e muitas áreas voltadas à Comunicação e Internet já tem entre seus profissionais muitas pessoas tatuadas ou que tem piercings e alargadores. Eu só posso dizer que quem quer ter modificações corporais, principalmente tatuagens e alargadores pode esquecer profissões mais restritas para seu futuro. Eu sou atualmente Analista de Mídias Sociais e sei que a empresa onde trabalho está mais interessada nos meus resultados do que em como é o meu corpo ou o que faço com ele, por isso recomendo o mercado de comunicação e internet a todos 😉

LEIA TAMBEM

64 Comments

  • Thiago Duarte

    05/01/2012

    Po cara perfeito, eu sou tatuado e faço faculdade de publicidade porque alem de gostar da área, não há contato direto com o publico, clientes e etc. Perfeito!

    Parabens pelo blog e sucesso!

    Reply
  • Bruno Amaro

    19/01/2012

    Além da área de comunicação, outra área em que está sendo aceito tatuagens é na Gastronomia…

    Por questões de higiene, não se pode usar piercings e alargadores durante o período de trabalho (isto é, dentro da cozinha…).

    Tatuagens já estão sendo bem aceitas, tanto é que, a maioria dos grandes chefs brasileiros tem tatuagens pelo corpo (caso do Chef Alex Atala, melhor do Brasil e 7º melhor do mundo…)

    Parabéns pelo blog, conheci recentemente e já está nos meus favoritos!!!

    Seeya!

    Reply
  • John

    25/01/2012

    Interessante isso aí!Gostei do seu blog!Eu tava pensando nisso outro dia, não tenho tattoos ainda mas pretendo fazer e sou estudante de Engenharia. Apesar de ainda ter muito dinossauro na área, não acredito que seja algo que empecilhe na procura de um emprego. Provavelmente trabalharei enfiado dentro de um escritório, e pra engenheiro o que importa é o resultado.

    Reply
  • Gi

    21/02/2012

    No caso da aréa policial?? o que me diz?

    Reply
    • @OInternetico

      22/02/2012

      Depois que vc já entrou na PM e passou do primeiro ano você pode ter tatuagens que fiquem até 2 dedos acima do fim da farda nos braços. Nada de pescoço ou mãos e o resto é liberado. Nos estúdios que trabalhei quando era mais novo chegamos a tatuar alguns policiais.

      Reply
  • Rachel

    22/02/2012

    Muito interessante o post!
    Comecei na área de design de produto, super liberal quanto a esses assuntos. Tinha piercings, mas não tenho tattoo até hoje (ainda). O problema começou quando mudei de área, e hoje faço Medicina Veterinária. Tirei meus piercings, mas não os deixei fechar. Pretendo fazer tattoos, mas em lugares que não apareçam quando estiver com a roupa de trabalho (calça, camiseta e jaleco). Infelizmente, as pessoas ainda associam a imagem da ‘limpeza’ com uma pessoa vestida de branco e sem modificações; tenho o cabelo vermelho e já vi gente olhar torto até pra isso. É realmente muito complicado desassociar a ‘imagem’ do profissional de saúde.

    Reply
    • @OInternetico

      22/02/2012

      E normalmente pessoas modificadas são mais limpas que muita gente arrumadinha por aí. Espero que isso um dia mude.

      Reply
  • Anderson

    21/03/2012

    Bom tenho alargadores de 32mm ta meio dificil de arrumar emprego… pensem bem no que querem da sua vida…

    Reply
    • @OInternetico

      22/03/2012

      Ei Anderson, se se sente arrependido vale lembrar que é possível reconstruir as orelhas pelo SUS após uma longa avaliação. Tenho amigos que conseguiram depois de 6 meses. Boa sorte

      Reply
  • Patricia Nolli

    18/04/2012

    Sou designer gráfica a 6 anos, graduada em Publicidade.
    Cansei dessa área da qual não estou mais apaixonada e bem insatisfeita.

    Vou começar faculdade de arquitetura, e definitivamente a questão vem pesando fortemente em minha mente. Ainda mais porque, sinto um pouco do tal do preconceito na minha área atual, acreditem se quiser. afinal, sou MUITO tatuada.

    Até quando? Tudo muda o tempo todo, menos a cabeça da “maioria” das pessoas com sua visão limitada. chega a ser revoltante.

    pre.con.cei.to
    s. m. 1. Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.

    Reply
  • Jonas

    28/04/2012

    Olha Eu Tenhooo apenas 16 anos tenhoo alargado nuumero 17 tem alguma coisa pra aruma emprego ee rui poderia responde por favor Obrigado Tchaauu

    Reply
    • @OInternetico

      08/05/2012

      Olha, alargadores te fazem perder metade do mercado e por isso é sempre bom ser cuidadoso quanto a qual área escolher.

      Reply
  • Otávio

    02/05/2012

    Muito bom o post cara.
    Tenho tatuagem, pretendo fazer mais, tenho piercings e alargadores. Vou começar faculdade de odontologia em agosto. Enfrentarei todo tipo de preconceito, tanto na faculdade, quanto na minha área de atuação, sei que é um risco imenso. Mas sei também que para ser um bom profissional eu só dependo da minha força de vontade e de mim mesmo. E quando me formar eu estarei lá. Do meu jeito. De cabeça erguida.
    Quer a maioria goste ou não.

    Reply
  • Juliana

    01/07/2012

    Infelizmente ainda há muito preconceito em torno de quem tem alargadores, piercings e tatuagens… As pessoas ainda precisam se ligar que a capacidade está muito além da aparência fisica… Sou estudante do ultimo ano de engenharia civil, uso alargadores de 20mm, piercing no nariz e pretendo fazer tatuagens… Atualmente faço estágio em uma empresa que não se importa, mas se tiver que mudar penso em como será enfrentar o processo seletivo… Como meu alargador não é muito grande, quando uso peças fechadas passa quase despercebido, agora o piercing do nariz já mais complicado, e não pretendo tira-los… Meu sonho é pintar o cabelo de azul, verde, rosa ou qualquer cor assim, mas infelizmente ainda há muito preconceito… Espero que um dia nós possamos ser livres para sermos o que quisermos sem ter que nos preocuparmos com o que os outros vão pensar…

    Reply
  • Patrick

    29/07/2012

    Oi eu tenho dois alargadores, nao sei ao certo mas um acho q é 5 e outro é 3 algo assim, quero os dois no 6 so q acho q vou usar ou de estaca ou fechado com algum desenho q dai eu posso falar q é brinco ou a pessoa achar mesmo q é brinco… mas gostaria de saber assim, eu faço administraçao no colegio e pretendo fazer estagio em setembro, tenho 15 ate agosto, vou tentar fazer estagio numa empresa em q meu pai trabalha q é de metalurgica mas tem administrativo tbm, e queria saber assim se com alargadores q eu citei de 6mm dao pra ir numa entrevista e conseguir a vaga, com os de estaca ou fechado com algum desenho e tals. vlw :}

    Reply
    • @OInternetico

      01/08/2012

      Infelizmente para setor administrativo alargadores não são tolerados e seria ideal ir sem alargadores na entrevista.

      Reply
  • Luisa

    05/08/2012

    Tenho 19 anos e sou tatuada, faço faculdade de medicina veterinária e sou estagiária de uma Laboratório da minha universidade. Tenho uma tatuagem na coxa, mas sempre vou de calça pra faculdade por questão de ‘profissionalismo’. Um dia, em uma viagem do laboratório, estávamos todos conversando e o professor responsável pelo laboratório diz “Olhe, sou muito tranquilo, mas se tem uma coisa que não tolero é tatuagem. Acho horrível. Preferia um filho marginal a um filho tatuado”. Fiquei chocada com a declaração, mas, infelizmente, ainda existem muitos como ele hoje em dia. Ele não sabe que sou tatuada, mas todo o resto do laboratório sabe. Todos olharam pra mim com uma cara de ‘Putz, esconde isso ai mesmo’.
    Sou uma apaixonada por tatuagens, desde pequena já brincava de me tatuar com caneta ou aquelas tatuagens de chiclete, mas, infelizmente, por conta do preconceito, vou ter que me limitar bastante quanto a tatuagens. Portanto, pensem bem antes de marcar seus corpos pro resto da vida.
    P.s.: não me arrependo de ter me tatuado em nenhum momento.

    Reply
  • Gabriela

    06/08/2012

    E quando a medicina? oqe me diz? gostaria mto te aumentar o meu alargador pr 24mm e fazer tatuagens nos braços, mãos, dedos, costas, barriga, peito.. será qe tem alguma restrição? ou algum problema? Agradeço desde já.

    Reply
    • @OInternetico

      11/08/2012

      Totalmente. Infelizmente ainda não é possível seguir carreira na medicina com modificações visíveis. Mãos, dedos, pescoço e orelhas tem que ficar livres de tatuagens.

      Reply
      • Guilherme

        05/08/2013

        mas no caso de uma tatuagem no pulso no caso eu fçao medicina e gostaria de me tatuar tem algum impedimento ou problema ?

        Reply
      • Paulinha

        01/10/2013

        Bom, eu sou nutricionista e usei piercing no nariz até ano passado. Nunca tive problemas para ser contratado ou no trabalho. Tenho tatuagem na nuca e 2 furos em uma orelha e 3 na outra. Agora quero fazer medicina, e estou usando um alargador de 4mm na orelha esquerda. Sera que teria problemas?

        Reply
  • Bianca

    22/08/2012

    tenho piercings e alargador, e algumas tatuagens escondidas… pretendo fazer faculdade de arquitetura, será que posso ser prejudicada?

    Reply
    • @OInternetico

      11/09/2012

      Por serem tatuagens escondidas não deverá ter dificuldades no futuro mas quanto aos piercings e alargador provavelmente terá que remover caso resolva seguir a arquitetura em um rumo mais sério.

      Reply
  • Nayara Goulart

    17/09/2012

    Eu tenho piercing e alargador [discretos] desde os 15 anos, estou com 28 e nunca foi impecílio pra arrumar emprego, porém, minhas tatuagens são mais escondidas, justamente por chamarem mais atenção e pelo rótulo [preconceito] de que quem tem tatuagem é marginal.
    Mas enfim, acho que dá pra fazer o que se gosta, mas é sempre bom usar do bom senso.

    Reply
  • Felipe Vitorassi

    01/10/2012

    Olá, estou no segundo semestre em medicina… tenho tatuagens, e tenho muitos amigos que estudam comigo que tambem tenhem… Nao há problema, desde que vc a faça em lugares que nao fique visivel, e que de para tampar com roupa…
    muito dificil uma pessoa ver que voce tem tatuagem, 1 que a roupa tampa e 2 que o jaleco vai ate o punho!

    e vcs, se consultariam com um medico tatuado?

    Reply
    • Pamella

      23/06/2013

      Com certeza sim!
      Eu estou terminando o ensino médio e pretendo cursar medicina, mas pretendo fazer algumas tatuagens ainda esse ano, embora a maioria seja escondida, tenho vontade de algumas a mostra (que o jaleco cubra, é claro).
      Espero que um dia possamos vencer esse preconceito!

      Reply
  • Fabrício Matos

    08/10/2012

    Muito bom o post. Eu tenho muitas tatuagens e as orelhas alargadas, e trabalho como designer em uma empresa privada, ou seja, tenho contato com pessoas de outra áreas também. E comunicação, pelo menos na parte artística, tem uma ótima aceitação. Não vejo como uma área totalmente liberal, pois, se você trabalhar com atendimento, por exemplo, suas modificações podem interferir na hora de conseguir um emprego.

    Reply
  • eric

    08/10/2012

    Acho essa seletiva por ter tatoo ou pircing absurdamente ridículo,preconceituoso e sem fundamento algum.

    Reply
  • Debora

    24/10/2012

    tenho alargadores 28 mm nas orelhas e bastante tatuagem visíveis( inclusive na mãos e dedos), fui reprovada num teste seletivo por causa da minha “aparência” , nem sequer levaram em conta a minha capacidade e experiência, me senti muito mal… é triste que isso ainda aconteça! só lamento por existir gente preconceituosa e careta que julgam pela aparência, na boa não sou melhor nem pior que ninguém por ser tatuada.
    ACORDEM DESSA IGNORÂNCIA SEUS PUTOS !

    Reply
  • Rayssa

    29/11/2012

    Quero ser da PF … e ainda nao tenho nem tatuagem e nem piercing mais estou louca para fazer. A tatuagem ficaria na barriga e o piercing na linga . O que me diz ?! Faço ou nao ?!

    Reply
  • Denis

    07/04/2013

    Ótimo post, quero fazer algumas tatuagens e usar alargador, já tenho um piercing no septo , mas acho que não terei problemas na vida profissional pois quero seguir a carreira de mídias, talvez programação e desenvolvimento de software, acho que não vai ter problema com meu estilo, pois a aparência não define caráter ou a qualidade de trabalho de uma pessoa

    Reply
  • Jonatan Hermann

    11/06/2013

    Eu quero cursar medicina,e estou pensando em fazer uma tatuagem no meu antebraço,será que haveria algum problema?

    Reply
    • @OInternetico

      06/03/2014

      Creio que não, afinal, médicos usam jalecos de manga longa

      Reply
  • Daniele

    21/06/2013

    Estou no ultimo ano do ensino médio, e tenho alargadores de 16mm e piercings e pretendo fazer tattoos mas quero cursar Letras .. poxa ser professora de inglês é meu sonho, mas as será que as modificações atrapalham na área da educação??

    Reply
    • @OInternetico

      07/03/2014

      Acredito que para professores a pressão e o conservadorismo não sejam mais tão pesados. Conheci a uns 5 anos um professor de História que tinha o corpo todo coberto pro tatuagens além de longos cabelos com dreads. Vai fundo!

      Reply
  • Gabriela

    15/07/2013

    fazer uma tatto em formato circular no antebraço com um letra pequena e fininha influenciaria na carreira de medicina?

    Reply
  • Juliano Bonfim

    02/08/2013

    Sou psicologo e ator e conto com cerca de 14 tatuagens, infelizmente minhas áreas são bem preconceituosas, as pessoas ainda tem a imagem de que um psicologo é aquele ser imparcial, que não tem uma vida fora da clínica ou de uma empresa, e como ator, atrapalha muito na hora de pegar um papel, vc geralmente já vai para um papel estereotipado ou se submete a passar horas se maquiando. Mas não me arrependo, não sou do tipo que se priva das vontades só para entrar nos “padrões” da sociedade…se for preciso mudo de área mas não mudo o que sou e o que gosto.

    Reply
  • Larissa

    17/08/2013

    E na area de atendente de loja

    Reply
  • Larissa

    17/08/2013

    quero ser atendente de loja, isso me prejudica?

    Reply
  • Ree

    12/09/2013

    tenho uma tatuagem de um coração no dedo da mão direita, e pretendo fazer faculdade de arquitetura, isso me prejudicará?

    Reply
  • Larissa

    20/11/2013

    Olá! Faço técnico e frequento bastante laboratórios, alguns professores já informaram os alunos de que nao é aconselhável usar piercings e alargadores. Um professor até ousou dizer que se me chamasse para uma entrevista de emprego, não me contrataria por causa dos meus brincos, alargadores e meu cabelo colorido, foi um comentário totalmente pré-conceituoso. Mas gostaria de saber, se vcs tem algum conhecimento sobre n poder realmente usar brincos (pequenos) e alarg (no meu caso, 12mm) no laboratório.

    Reply
  • Daniel Skoll

    21/11/2013

    Cara acho muito bacana ter tatoo hoje tenho 3, nas costa, peito e no barço..
    tenho muita vontade de fecha meu braço inteiro ate o pulso..
    mas ainda fico na duvida..medo.. da dificuldade de arruma emprego..
    o que voce me indica.. sou auxiliar de escritorio.
    queria uma luz nessa decisão.
    valeu e um grande abração.

    Reply
  • wilian barros

    28/11/2013

    …legal o post, mas em geral pra quem for fazer tatto e colocarem piercings, pense no que querem ser, e façam por onde, nada vai lhe fazer mais justo consigo mesmo, se alem de formar uma identidade com tattoos e etx. se voce for um zé ninguem sem rumo nessa vida, já que lhe sobra atitude pra lançar uma bela arte na pele, tenha atitude na sua caminhada, sendo assim sera sempre feliz, e se conseguir se livrar do padrão do sistema, que é estudar, e trabalhar mil anos numa firma que só quer seu suor e não voce, e foda-se sua vida e que você é!!! J á que somos diferentes, vamos fazer diferente e mostrar que ser diferente é bom !! ( obs: falo tudo isso por min: trabalhei por anos numa firma onde nao queriam tattos, sai de lá e hoje faço meu destiino , e estou feliz, e cheio de tattoos haha )

    Reply
  • Angela

    28/11/2013

    então .. vou começar meu curso de Design de Interiores não seu ao certo se é possível ter tatuagens ou não rs , tenho alargadores de 20 mm e tatuagens mas apenas uma visível no braço que com uma camisa na hora de visitar um cliente é possível tampar , no futuro pretendo seguir a carreira de Arquiteta conheço alguns e uns amigos que estão cursando modificados vai prejudicar muito eles as modificações ? Eu pretendo tirar meus alargadores em breve e reconstruir meu lóbulo

    Reply
  • Luana

    28/11/2013

    Sou formada em Direito, possuo uma tatuagem discreta. E este mês pretendia colar alguns piercings tanto na orelha, três como vi em uma foto aqui como no nariz, trabalho no setor público e este post me fez repensar sobre o assunto. Fiquei bastante preocupada.

    Reply
  • Jaqueline

    11/12/2013

    Acredito que nós seres humanos devemos lutar pelos nossos direito, sou mulher tenho muitas tatuagens e tenho sonho em seguir carreira jurídica, sou academica em direito, e acredito que tenho muito mais caráter que muita gente sem tatuagem, DEVEMOS LUTAR PELO NOSSO ESPAÇO, POIS TATUAGEM É ARTE, e deve ser ACEITA EM TODAS AS PROFISSÕES, e não ser algo do tipo COTA PARA CERTAS PROFISSÕES, VOCÊ SÓ PODE SER ISSO, OU AQUILO, ABSURDO, tatuagem não quer dizer nada, somente quem não tem são os que mais julgam, EU ESTUDO, LEIO MUITO E AINDA VOU SER UMA GRANDE PROFISSIONAL NA AREA E AINDA VOU AJUDAR MUITAS PESSOAS COM MINHA PROFISSÃO e com todas as tatuagens que possuo, vivemos em um estado democratico de direito e a constituição garante isso, VAMOS FAZER VALER O QUE CONSTA EM LEI…..

    Reply
  • Juliana Alves

    12/01/2014

    tenho 4 tatuagens, 3 piercings e alargadores de 34 mm…a minha sorte é que minhas tatuagens são em lugares que dá p tampar e no caso dos alargadores se eu soltar os cabelos eles passam despercebidos…mesmo assim qndo vou fazer alguma entrevista tenho q tomar muito cuidado com tudo isso e infelizmente hj em dia ainda existe muito preconceito em relação as modificações corporais, já passei por isso e não é nada agradável.
    não me arrependo de nenhuma modificação minha e pretendo fazer mais tatuagens, claro de modo consciente
    pra galerinha que ta começando a fazer algumas modificações corporais, pensem bem antes de fazer qualquer tatuagem, por um alargador, a nossa sociedade ainda é muito preconceituosa (infelizmente) e modificações não é modinha, é pra vida inteira, é pra quem realmente gosta…então vamos fazer consciente p não se arrependerem depois

    Reply
  • Lucas

    16/01/2014

    Oi sou estudante de filosofia e pretendo ser professor na área, alguém sabe alguma restrição que eu possa encontrar? Tenho um braço fechado de tatuagem, uma no pescoço e alargador e pretendo fazer mais tatuagens ainda.

    Reply
    • Marta

      10/02/2017

      Não tem problema algum. Meus professores do EM eram quase todos tatuados. Um deles tinha os dois braços fechados. Nunca tiveram problema por conta disso, trabalham em várias escolas tranquilamente.

      Reply
  • lilian

    23/01/2014

    Ah área de trabalho de turismo tem muito preconceito ?

    Reply
    • @OInternetico

      07/03/2014

      Infelizmente ainda é uma área um pouco complicada mas hoje é mais fácil de poder manter uma tatuagem em agencias de turismo e alguns hotéis pelo país

      Reply
      • Alessandra

        03/03/2017

        Tenho uma tatuagem na mao e no antebraço. estou fazendo pedagogia , isso atrapalha ???

        Reply
        • @OInternetico

          10/04/2017

          Hoje em dia já não vejo como possa atrapalhar, ao menos em grandes cidades e grandes colégios, principalmente colégios estaduais.

          Reply
  • Fernanda

    31/01/2014

    Eu gostaria muito de fazer engenharia civil, mas quero cobrir praticamente todo o meu corpo, (fora a cabela) de tatuagens. Será que consigo emprego?

    Reply
    • @OInternetico

      07/03/2014

      Recomendo ir aos poucos, deixando os braços e pescoço por ultimo. Construa uma carreira sólida primeiro pois nessa área o currículo rico conta muito

      Reply
  • Ingrid Brandt

    08/02/2014

    Oi, eu tenho um piercing e uma tatuagem que são surper discretos o problema é que eu quero muito pintar meu cabelo de vermelho e tenho medo de não conseguir um emprego o que você acha que eu devo fazer?

    Reply
  • Volnei

    10/02/2014

    Estou fazendo engenharia de produção e quero muito fazer uma tattoo do ombro ate a metade do antebraço. queria saber, se por conta da minha prifissão, irá influenciar em algo.

    Reply
    • @OInternetico

      07/03/2014

      Neste caso não tenho certeza mas a minha sugestão é perguntar a um de seus professores sobre o assunto.

      Reply
  • Nathy

    04/02/2017

    Tenho 15 anos , e tenho uma tatto de âncora no dedo quero cursar medicina isso vai me atrapalhar ?

    Reply

Deixe uma resposta