Guia completo da tatuagem (Pt. 3): Como cuidar de uma tatuagem

Para terminar a série de posts do Guia Completo da tatuagem, hora de falar dos cuidados necessários com uma nova tatuagem e do que fazer e não fazer para garantir que uma tatuagem fique linda como deve ser:

Como cuidar de uma tatuagem 

Após ser feita, uma tatuagem exige certos cuidados para que fique bela e mantenha todas as cores. Os cuidados a seguir garantirão que sua tatuagem tenha uma boa recuperação e que o trabalho tenha um resultado garantido:

  1. Mantenha a bandagem do tatuador por no mínimo de 3 horas e não mais do que 12 horas;
  2. Remover a bandagem debaixo de água corrente quente. Se a bandages estiver presa na tatuagem, remova-o sob água corrente, reduzindo assim o risco de danificar a tatuagem;
  3. Lave a tatuagem com um sabonete líquido neutro;
  4. Seque a tatuagem delicadamente com uma toalha limpa;
  5. Utilize uma pomada cicatrizante a base de vitamina A ou D de 3 a 6 vezes ao dia para que a tatuagem cicatrize saudavelmente em de 10 a 15 dias;
  6. Depois de alguns dias sua tatuagem começa a descascar devido à troca de pele natural do nosso corpo mas não se preocupe, ela não está desaparecendo. Nunca coce a tatuagem pois isso pode prejudicá-la.
Coisas para não fazer com uma nova tatuagem:
  1. Não pegue sol na tatuagem durante 3 semanas;
  2. Não arranhe ou coce;
  3. Não pegue banho de mar, piscina, lago, represa ou qualquer grande concentração de pessoas usando a mesma água durante 3 semanas pois há grande proliferação de bactérias;
  4. Não depile de maneira alguma o local da nova tatuagem enquanto ela não estiver totalmente cicatrizada;
  5. Não passe álcool, vaselina ou protetor solar sobre a tatuagem;
  6. Mesmo após cicatrizada, tome cuidado com excesso de sol na pele tatuada.

Seguindo estes cuidados em 3 semanas a sua tatuagem estará cicatrizada por completo e você poderá me enviar ela para fazer parte de um post.

Basicamente, é tudo isso que esta série de posts sobre o que é a tatuagem oferece de informação sobre a Micro Pigmentação Artística, não deixe de ler a Parte 1 e a Parte 2 do Guia Completo da Tatuagem para saber mais sobre esta incrível e antiga arte.

@OInternetico

O Criador do Tinta Na Pele: apaixonado por modificação corporal, música pesada e boa comida. Criei este espaço para compartilhar informações sobre Body Modification e algumas gatas tatuadas também.

14 comentários em “Guia completo da tatuagem (Pt. 3): Como cuidar de uma tatuagem

  • 23/04/2012 em 14:26
    Permalink

    Descordo completamente de usar água quente!
    Jamais deve colocar água quente numa tatuagem nova, mesmo depois de cicatrizar é bom usar água gelada, preserva por muito mais tempo as cores.

    Resposta
  • 20/10/2012 em 23:04
    Permalink

    Agora que li estes 3 posts estou tranquilo pra fazer a minha 1ª

    Resposta
  • 19/05/2013 em 9:40
    Permalink

    gostei muito importante eu queria saber como consegir esses material para imprimir

    Resposta
  • 03/06/2013 em 22:29
    Permalink

    Adorei os três post, muito bem detalhado. Estou preste a termina minha tatuagem de fechamento de braço, gostaria de enviar pra vocês para que vocês usem em algum post. Qual o email que posso fazer isso? Abraços.

    Resposta
  • 15/06/2013 em 11:10
    Permalink

    Em um post de como cuidar de sua tatuagem no verão, vocês disseram pra passar protetor na tatuagem, e aqui estão dizendo pra nao passar de forma alguma… Eu nao devo passar só no caso de ter feito a tatuagem a pouquíssimo tempo, ou nao devo passar nunca?

    Resposta
    • 20/06/2013 em 1:15
      Permalink

      O protetor deve ser usado somente depois de cicatrizada. Enquanto ela está no mês de cicatrização é recomendado não passar nada além de pomadas cicatrizantes e lavar com sabonete antiséptico.

      Resposta
  • 08/07/2013 em 15:08
    Permalink

    Primeiramente, adorei os 3 posts do Guia.

    Só tenho uma dúvida, quando eu coloquei meu alargador, eu não cuidei muito bem e acabou deformando minha orelha (queloide), é possível eu desenvolver queloide na tatuagem também?

    Resposta
    • 07/03/2014 em 8:28
      Permalink

      É sim. Se a pintura da tattoo for muito intensa e durante a cicatrização não forem tomados os devidos cuidados ela pode formar uma queloide

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *