received_1088102554612216

Confira tudo de legal que rolou na Tattoo Week SP 2016

Demorou mas chegou, hora de falar dos 3 maravilhosos dias de Tattoo Week SP 2016, uma das maiores convenções de tatuagem do mundo realizada em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de julho no pavilhão amarelo do Expo Center Norte.
Com 575 stands e cerca de 3400 artistas de diversos países, a Tattoo Week passa de maior convenção da América Latina para uma das maiores do mundo.

E como não admirar esta convenção? Acompanho de longe desde 2013, fazendo pequenos artigos e até passei rapidamente por ela em 2015, apenas no sábado (imprevistos me impediram de ir nos 3 dias e na edição de 2014). Este ano quis compensar e fiz algo melhor e estou com gostinho de quero mais. Estive nos 3 dias do evento, acompanhando tudo com 3 fotógrafos registrando tudo o que rolou desde os artistas trabalhando até o belo Miss Tattoo Week que elegeu a sucessora da linda Aline Cândido.

fb_img_1469216534903.jpg

Sobre a Tattoo Week

Idealizada por Enio Conte e sua esposa Esther Gawendo, desde 2011 a Tattoo Week se mostrou não só um espaço dedicado à arte mas também aos negócios, conectando tatuadores, tatuados, fabricantes de materiais. “Nossa intenção desde o início era promover a junção da arte em si com a abordagem de uma feira de negócios. Um espaço onde era possível tatuar e ser tatuado, mas também comercializar material  de qualidade e divulgar a cultura deste movimento”, lembra Conte que está a mais de 30 anos no setor e foi membro da extinta Associação dos Tatuadores do Brasil, primeira entidade que defendeu os interesses desta comunidade no País.
Da primeira edição para a sexta muita coisa mudou e para melhor. Em 2011 a Tattoo Week atraiu mais de 15 mil pessoas para o Espaço Tancredo Neves então abrigando 110 stands participantes. Já em 2012 o Expo Center Norte sentiu a força do evento com 210 stands e mais de 30 mil visitantes. Em parceria com os tatuadores Sylvio Freitas e Ganso Galvão, a Tattoo Week desembarcou no Rio de Janeiro pela primeira vez em 2013 com 22 mil pessoas comparecendo ao Cais do Porto.
Sem descanso, a Tattoo Week chega em março de 2017 à Natal (RN) em parceria com o tatuador Marrom.

Enio Conte na Tattoo Week SP 2016
Enio Conte na Tattoo Week SP 2016

Concurso de tatuadores na Tattoo Week

Como em todos os anos, a Tattoo Week SP 2016 teve o tradicional concurso de tatuadores para eleger os melhores por categoria e também os melhores de cada dia, além de também premiar os destaques no Body Piercing em diversas categorias e também as Séries de desenhos. Veja as categorias avaliadas e seus respectivos ganhadores (primeiro, segundo e terceiro):

Sexta-feira, 22 de julho
Série de Desenho P/B – 1.Samurai 2.Zóio 3. Romulo Pereira
Série de Desenho Colorido – 1.Filipe Tonon 2.Fuzina 3.Jeanzito Hernandez
Lettering –  1.Baganos 2.Rasleo 3.Murilo Trevisan 
Aquarela – 1.Francisco 2.Dudu Arts 3.JC Tattoo
Piercing Simétrico – 1. Jéssica 2.Amanda Araújo 3.Pedro
Piercing Exótico – 1. Cris Piercer 2.Renan Muza 3. Henrique
Biomecânico/Orgânico –  1. Sagra Sayas 2.Alison Sanchez 3.Gabriel Puas
Melhor Máquina – Jaba
Melhor de Sexta – Jay Freestyle
Sábado, 23 de Julho
Artfusion – Brian Dias e @Leonardoc_art
Comics – 1.Klebys Soares 2.Murilo de Oliveira 3.Jr Tattoo
Old School – 1.Lauro 2.Jeanzito 3.Lisandra
Tribal – 1.Felipe Soares 2.Tony Mandala 3.Bharata
Colorido – 1.Ferrugem 2.Saddam 3.Júlio César
Pontilhismo – 1.Djorges  2.Thiago Conrado  3.Fernando El Shaday
Preto e cinza – 1.Fernando Souza 2.El Mago 3.Samuray
Costas – 1.Julio César 2.Silvan Heráclito 3.Felipe 
Melhor de Sábado – Jay Freestyle
Domingo, 24 de julho
Extreme oriental – 1. Eduardo oliveira 2.Silvan 3.Fuzina
New School – 1.Bill 2.Felipo Rodrigues 3.Jean Gaia
Oriental – 1.Juliano  2.Molina 3.Teixeira
Temas Brasileiros – 1.Alexandre Bage 2.Tiago Corrado 3.Denis
Realismo – 1.Fernando Tampa 2.Jorge 3.Martin de Azevedo
Neo Traditional – 1.Felipe Videira 2.Deh Soares 3.Roger Andrade
Portrait – 1.Matheus 2.Catuaba 3.Tony Gomes
Body Play – 1.Greg Oliveira 2.Renan Muza
Melhor de Domingo – Alvaro Serafim
Melhor da Feira – Jay Freestyle

Veja no álbum abaixo as fotos de todos os premiados no concurso de tatuadores.

Workshops na Tattoo Week

Um dos pontos fortes da Tattoo Week SP 2016 foram seus Workshops com grandes nomes da arte:
Workshop de Aquarela com Bryan Sánchez (EUA)
Workshop de Lettering com Big Meas (EUA)
Workshop de Realismo, Black & Gray com Eze Nunes (ARG)
GEP (Grupo de Estudos de Piercing (diversos)

Atrações internacionais da Tattoo Week SP 2016

Além de tatuadores do mundo todo tatuando durante os 3 dias de Tattoo Week, a feira teve este ano a presença de dois famosos tatuadores por seus trabalhos na TV em programas como Miami Ink e Ink Master: Chris Nunez e Chris Garver.

Chris Nunez (43 anos) é um dos principais nomes do cenário da tatuagem do mundo e é especializado no estilo oriental. Proprietário da Handcrafted Tattoo And Art Gallery, em Miami Beach (EUA), Nunez também é um dos jurados do programa Ink Master, reality show americano em que tatuadores competem em desafios que avaliam as suas habilidades artísticas. O programa é exibido originalmente no canal Spike e no Brasil pelo canal de TV por assinatura TruTV. Chris Nunez também participou do Miami Ink, reality pioneiro sobre o universo da tattoo, que durou até 2008, e revelou grandes nomes.
Chris Garver (45 anos) também ocupa o ranking dos melhores e mais

conhecidos artistas da tatuagem. Com estilo oriental, Garver ganhou ainda mais notoriedade depois de participar de alguns episódios do Miami Ink, ao lado de Nunez e Ami James. Durante os três dias da Tattoo Week, Nunez e Garver, mostraram ao vivo toda a genialidade de suas agulhas. Para trazer os artistas ao Brasil, a Tattoo Week contou mais uma vez com o patrocínio da marca MCD (More Core Division), que teve um stand especial para receber os dois artistas convidados.

 

 

Miss Tattoo Week SP 2016

received_1088102554612216

No sábado todos se aglomeraram em frente ao palco principal para receber as 15 finalistas de Miss Tattoo Week 2016 e conhecer seu carisma, seu gingado e atitude. Uma a uma elas mostraram por 2 minutos para os jurados porque mereciam o título.
Após todas as apresentações os jurados apuraram e escolheram as vencedoras de 2016:

Miss Simpatia: Jayne Ribeiro.
3º Lugar Miss Tattoo Week SP 2016: Cris Piza

2º Lugar Miss Tattoo Week SP 2016: Renata Molina

Miss Tattoo Week SP 2016: Bruna Macedo

As belas ganhadoras do #MissTattooWeek 2016! Miss Simpatia: @Bettycoala 3° Lugar: @cris.piza 1° Lugar: @_bruna_macedo_ 2° Lugar: @renatafmolina ? by @jardelrfotografia #tattooweek #girlswithtattoos #girl #tattooedgirls

Uma foto publicada por Tinta na Pele (@tintanapeleblog) em

Atrações musicais da Tattoo Week

Além de muita tatuagem e belas mulheres tatuadas a Tattoo Week SP 2016 teve muita música dividida em dois palcos: Palco principal do evento e no Palco Garage MCD, localizado no stand da marca californiana que é pelo terceiro ano consecutivo uma das principais patrocinadoras da convenção.

No Palco principal tivemos na sexta-feira Família Madá, no sábado BBoys Battle e no domingo Dead Fish mandando muito Hardcore para encerrar a feira com chave de ouro. No Palco Garage MCD Edi Rock (Racionais MCs) se apresentou na sexta, no sábado rolou discotecagem do João Gordo (Ratos de Porão) e no domingo à tarde fomos encantados pela voz de Luana Camarah (Semifinalista do The Voice Brasil 2013).

Dead Fish no palco principal | Foto por Skull ProArt
Dead Fish no palco principal | Foto por Skull ProArt

Ações beneficentes

Este ano a Tattoo Week apresenta o projeto Tattoo Do Bem que já vem realizando ações pontuais e pretende se organizar em maior escala para prestar não somente ajuda à entidades assistenciais como também para profissionais da tatuagem que por algum motivo precisem de algum tipo de apoio para exercer sua profissão. “Recentemente tivemos um tatuador que, por conta de um acidente automobilístico, ficou mais de 90 dias imobilizado e sem poder trabalhar, deixando até a família em dificuldades. Intercedemos para oferecer auxílio e conseguimos ajudá-los a atravessar este momento difícil”, lembra Esther Gawendo, uma das idealizadoras da iniciativa.
Tacada contra o Câncer
Idealizada por Enio Conte e a equipe da Tattoo Week SP 2016, a campanha consiste no leilão de 50 tacos de beisebol customizados por tatuadores com elementos da cultura Maori, a partir de um lance mínimo de R$300, com renda revertida para o Hospital do Câncer.

Foto por Jardel Rodrigues
Foto por Jardel Rodrigues

Meia Social
A Casa de David, referência no abrigo e assistência de pessoas com deficiência intelectual, física e portadores de autismo que funciona há 54 anos em São Paulo é outra entidade beneficiada pela Tattoo Week SP 2016. Durante a convenção foram arrecadados alimentos (que rendiam o pagamento de meia entrada para os visitantes) na ação Meia Social. Em 2015 foram arrecadadas 22 toneladas de alimentos.

Deixe uma resposta