Fotos de tatuadores trabalhando 34

Os cuidados com a tatuagem

Fazer a primeira tatuagem pode trazer uma série de dúvidas, indo desde o desenho até o profissional e desde o local do corpo até o tamanho e uma série de prós e contras sociais que [ainda] envolvem o fato de ser um tatuado na sociedade moderna.

Não menos importante que todas estas questões que envolvem o ANTES de uma tatuagem, há também a importante questão da cicatrização de uma nova tattoo e tudo que isso envolve durante um determinado período de dias depois de se tatuar.

Fotos de tatuadores trabalhando 06

Para quem ainda está curioso antes de fazer sua primeira tatuagem, ou para quem acabou de fazer ma ainda tem dúvidas, segue um guia de cuidados a tatuagem:

Como o corpo reage a uma nova tatuagem

A tatuagem, em uma visão simplificada, é uma lesão à pele. Por isso nosso corpo reage a ela como se reagisse a um corte, mas um corte composto por várias pequenas perfurações alinhadas e distribuídas em um espaço de pele. O corpo vai dispor do máximo de energia possível para lidar com esta nova lesão e por isso qualquer coisa que faça o corpo gastar mais energia do sistema imunológico com certeza atrasará este processo.

É normal, depois de fazer uma nova tatuagem, que a pele inche um pouco e que o local tatuado fique um pouco mais quente, bem como a presença de uma certa umidade, causada pela liberação de plasma sanguíneo pelo nosso corpo, bem como o aumento do fluxo sanguíneo que causa o inchaço e o aumento de temperatura para evitar qualquer dano a nossa saúde após nossa pele receber centenas de milhares de pequenos furos.

Fotos de tatuadores trabalhando 18

Por que é importante lavar corretamente uma nova tatuagem

Com a pele se recuperando de uma lesão é importante mantê-la limpa pois é como se uma grande ferida estivesse aberta com um convite para bactérias que poderão causar infecções e tornar o sonho de uma obra de arte na pele um grande pesadelo. Além disso, com o tempo a pele perde parte de sua umidade natural e isso também prejudica o bom resultado da tatuagem. O primeiro passo, é remover a bandagem que cobre a tatuagem após um mínimo de 3 horas à um máximo de 12 horas. Você nunca deve limpar o local recém tatuado com álcool ou água oxigenada. Seu banho diário com uma nova tatuagem precisa apenas de sabonete neutro, sem esponja e sem contato com água quente. Seque a tatuagem sem esfregar, suavemente para evitar qualquer atrito excessivo. Mantenha seu corpo hidratado e consuma bastante água todos os dias, isso garante uma boa manutenção da umidade da pele e ajuda na boa cicatrização da sua tatuagem, sendo um item crucial nos cuidados com a tatuagem.

Fotos de tatuadores trabalhando 34

Quais locais evitar com a sua nova tatuagem

Sua tatuagem é nova e sua pele requer cuidados, inclusive com relação aos ambientes com os quais seu corpo entra em contato. Durante 30 dias evite entrar no mar, piscina, lagos, lagoas, represas e qualquer ambiente que possua compartilhamento de água. Um ambiente como este oferece exposição a bactérias e contaminações que podem ser inofensivas quando nosso corpo está livre de lesões mas com uma nova tatuagem, nossa pele fica exposta a estes riscos. Evite também banhos de sol e saunas por 30 dias pois eles favorecem o ressecamento da pele e prejudicam a cicatrização da tatuagem.

Fotos de tatuadores trabalhando 33

O que você não deve comer quando faz uma nova tatuagem

Durante o processo de cicatrização, sua corrente sanguínea deve se manter livre de certas substâncias presentes na nossa alimentação pois estas podem retardar o processo de cura da pele e aumentar a exposição do corpo a riscos de contaminação. Evite comer alimentos gordurosos, frituras, chocolate, frutos do mar, carne de porco e derivados (sim, nada de bacon) e alimentos excessivamente condimentados durante 15 dias. Foque sua dieta pós tatuagem em alimentos ricos em proteínas e vitaminas do complexo B como vegetais, frutas e cereais integrais. 

Fotos de tatuadores trabalhando 16

O que não fazer na sua pele quando tem uma nova tatuagem

Como já citado, não use álcool e água oxigenada na limpeza de sua tatuagem, apenas os banhos diários com sabonete neutro garantem uma boa limpeza. Não use, nunca, VASELINA em sua tatuagem para hidratá-la. Muitos tipos de vaselina são derivadas de petróleo, o que as tornam tóxicas para o contato com a pele e sendo na verdade uma substância de uso industrial. Não aplique protetor solar na sua nova tatuagem e não a coce, ou arranque as casquinhas e pequenas camadas de pele que vão se descolar nas segunda e terceira semanas. Isso faz parte do processo natural de recuperação da pele e corresponde a uma camada superficial dela, não sendo também um processo de desbotamento da tatuagem e sim algo que nosso corpo faz para sim cicatrizar a tatuagem corretamente. Essas camadas de pele sairão durante o banho diário e não necessitam de intervenções durante os cuidados com a tatuagem.
Só aplique na tatuagem a pomada recomendada pelo tatuador e nenhum outro tipo de produto durante todo o processo de cura. Mesmo evitando o contato com o sol, evite roupas muito justas ou abafadas durante a cicatrização, elas prejudicam a respiração da pele e atrasam a cura saudável dela.

Fotos de tatuadores trabalhando 10

Após a cicatrização da Tatuagem

Após cicatrizada, uma tatuagem deve ser sempre protegida com protetor solar, bem como todo o nosso corpo. O Brasil é um país tropical de verão quente, com forte emissão de raios UV e se na nossa pele em seu estado normal é importante o uso de protetor solar, em uma tatuagem isso é ainda mais importante para garantir que possamos ostentar uma bela obra de arte no nosso corpo durante longos anos até que precisemos de um retoque.

Fontes: Aqui e Aqui

Deixe uma resposta