As damas tatuadas do século 19

O que é uma Dama Tatuada

As Damas tatuadas foram um movimento dos tempos dos Sideshows (shows de circo mostrando coisas consideradas bizarras), com a mulher em questão muitas vezes sendo chamada no palco de Pictura. Damas tatuadas começaram a apresentar-se durante a década de 1880. Elas entravam no palco, falavam sobre suas vidas (geralmente com uma história) e mostrar seus corpos. Homens tatuados, como capitão Constentenus, foram uma grande influência sobre as Damas Tatuadas pois eles começaram a se apresentar 80 anos antes das mulheres começarem. Homens tatuados contavam histórias de serem capturados e forçados a serem tatuados. As Damas Tatuadas contavam histórias semelhantes, dizendo que elas foram capturadas por “selvagens” e tatuadas contra a sua vontade. Damas Tatuadas trouxeram uma atração sexual para seu show, algo que os homens não poderiam atingir e se tornaram mais populares do que os homens tatuados. As Damas Tatuadas foram muito mais bem pagas do que os demais artistas de circo e os Homens tatuados.

Muitas pessoas desaprovavam as Damas tatuadas por causa da roupa reveladora que usavam.

Cartaz Tattooed Lady

Abaixo você poderá conferir algumas das mais famosas Damas Tatuadas da história e algumas fotos:

Jean Carroll

Jean Carroll (nascida em 1910 como Jean Furella) foi uma Dama tatuada e uma mulher barbada de Schenectady, Nova York.

Jean Carroll era uma verdadeira mulher barbada (a maioria eram falsas) que trocou sua anormalidade natural para uma “Feita pelo homem”. Carroll tinhauma barba desde que ela era uma garotinha. Ela se juntou ao circo com a idade de 10. Ela finalmente encontrou e se apaixonou por um locutor contorcionista / sideshow chamado John Carson . Ele a amava muito, mas não poderia conviver com a barba. Ela tirou a barba para ele através da eletrólise. Ela se tornou uma senhora tatuada vez e foi tatuado por Charles Wagner . Ela também começou a trabalhar como stripper. Em 1951 seu marido morreu.

Enquanto trabalhava em Coney Island , ela conheceu um conversador sideshow chamado Larry Rapp. Ela se casou com ele 30 de abril de 1953

 Damas tatuadas Jean Carroll 01

Damas tatuadas Jean Carroll 02

Damas tatuadas Jean Carroll 03

Damas tatuadas Jean Carroll 04

Damas tatuadas Jean Carroll 05

 

 

Mildred Hull

Mildred Hull , a “Rainha do Bowery”, nasceu em 1897 e era uma dama tatuada e  tatuadoraHull começou a sua carreira no circo como uma dançarina exótica e, eventualmente, tornou-se uma dama tatuadaEla foi tatuado por Charles Wagner . Em 1939 ela possuía seu próprio estúdio de tatuagem chamado Emporium tattoo, que ela dividia com um barbeiro. Ela aprendeu a tatuagem sem qualquer ajuda de um marido. Ela foi uma das únicas tatuadoras que trabalhou no Bowery, em Nova York. Em janeiro de 1943 Hull tentou suicídio, pulando de seu apartamento do segundo andar e terminando no Hospital Columbus.

Ela cometeu suicídio em agosto de 1947 , tomando um frasco de veneno.

Damas tatuadas Mildred Hull 01

Damas tatuadas Mildred Hull 02

Damas tatuadas Mildred Hull 03

 

May Vandermark

May Vandermark (Ada Mae Vandermark Patton) foi uma Dama tatuada de Scranton, na Pensilvânia. Ela veio para Nova York em 1924 para trabalhar como estenógrafa. Há rumores de que ela viu uma pessoa com uma tatuagem de uma borboleta em seu ombro, enquanto fazia natação e decidiu que tinha que ter um também. Ela tem uma tatuagem de uma borboleta em ambos os ombros. Ela conheceu a senhorita Pictoria , ou Victoria James, que convenceu Vandermark a se tornar uma Dama tatuada . Vandermark começou sendo tatuada por Charles Wagner , que deu-lhe um preço especial de US$150 para um fechamento completo. Ela começou a se apresentar em Coney Island com o nome de senhorita Artorio e, eventualmente, trabalhado com oRingling show na década de 1920.

Damas tatuadas May Vandermark 01

Damas tatuadas May Vandermark 02

Damas tatuadas May Vandermark 03

 

Lotta Pictoria

Lotta Pictoria (nascida Victoria James) era uma Dama tatuada durante os anos 1920. Ela foi tatuado por Charles Wagner.

Damas tatuadas Lotta Pictoria 01

Damas tatuadas Lotta Pictoria 02

Damas tatuadas Lotta Pictoria 03

Lady Viola

Lady Viola , (nascida Ethel Martin Vangi em 27 de março 1898 , em Covington, Kentucky), também conhecida como “a mulher tatuada mais bonita do mundo”, era uma dama tatuada . Ela foi tatuado por Frank Graf em 1920. Ela trabalhou com o Ringling Bros circo e em museus baratos. Ela também fez algumas tatuagens durante o inverno. Ela trabalhou com o Joyland Thomas Circus até seus 73 anos. Ela morreu no dia 25 de abril, 1977 e está enterrado em Fulton County, Pensilvânia.

Damas tatuadas Lady Viola 01

Damas tatuadas Lady Viola 02

Damas tatuadas Lady Viola 03

Damas tatuadas Lady Viola 04

Edith Burchett

Edith Burchett era uma Dama Tatuada e a esposa do tatuador George Burchett . O marido dela a tatuou e também fez duas pinturas em tamanho real dela. As suas pinturas foram mostrados no Museu Americano de História Natural de 20 de novembro de 1999 a 29 de maio de 2000 para a “arte do corpo: marcas de identidade”.  Lyle Tuttle possui um de seus sapatos.

Damas tatuadas Edith Burchett 01

Damas tatuadas Edith Burchett 02

Damas tatuadas Edith Burchett 03

Emma DeBurg

Emma DeBurg, nascida Emma Kohl, foi uma famosa dama tatuada, é considerada uma das obras-primas do tatuador Samuel O’ReillSuas tatuagens consistiam principalmente em grandes motivos religiosos e patrióticos, incluindo uma última ceia nas costasEla viajou pela América com seu marido Frank DeBurg (James Burke), que também foi tatuado por Samuel O’Reilly. Em maio de 1887, ela partiu para a Europa e viajou sem o marido. Ela viajou na Europa até 1898.

Emma DeBurg 01

Emma DeBurg 02

Emma DeBurg 03

 

Nora Hildebrandt

Nora Hildebrandt , (às vezes registrado como “Hilderbrandt”) foi a primeira dama tatuada a aparecer nos Estados Unidos. Ela nasceu por volta de1857 em Londres e mudou-se para Nova York com seu pai. Ela fez sua estréia no Museu Bunnell, em Nova York, em 1 de março de 1882Nora foi tatuado por seu pai Martin Hildebrandt e contou um conto no palco semelhantes aos usados ​​por homens tatuados como Constantino . Nora afirmou que o pai dela a tatuou enquanto eles foram mantidos em cativeiro por Touro Sentado, ao comando do chefe. Dentro de semanas de sua estréia, outro tatuado senhora veio para a cena, Irene Woodward. Ela excursionou com Barnum e Bailey Circus, durante a década de 1890. Ela se casou com um barbeiro chamado Jacob Gunther em 1889 e morreu quatro anos depois, em 1983.

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 01

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 02

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 03

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 04

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 05

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 06

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 07

Damas tatuadas Nora Hildebrandt 08

 

Irene Woodward

Irene Woodward foi uma dama tatuada que trabalhou na década de 1880. Ela trabalhou no museu Bunnell e excursionou pela Europa. No palco, ela alegou ter sido tatuados por seu pai, e, em uma pausa dos contos habituais da tatuagem forçada, alegou que ela realmente queria que o trabalho fosse feito. Em 1883, ela se casou com um homem chamado George E Sterling, com quem teve um filho, também chamado George, e passou 15 anos no circo. Ela morreu em dezembro de 1915 com a idade de 53 em Filadélfia, Pensilvânia. Damas tatuadas Irene Woodward 01

Damas tatuadas Irene Woodward 02

Damas tatuadas Irene Woodward 03

Damas tatuadas Irene Woodward 04

Betty Broadbent

Betty Broadbent foi uma dama tatuada que nasceu na Filadélfia em 1909. Em 1927 ela foi tatuada por grandes nomes da tatuagem como Joe Van Hart , Charlie Wagner , Red Gibbons  e Tony Rhineagear , alguns dos primeiros  tatuadores a usar uma máquina elétrica de tatuagem. Estima-se que ela possuía mais de 350 tatuagens, incluindo grandes nomes da época como a rainha Victória, por exemplo. Ela trabalhou como Dama tatuada e viajou por mais de 40 anos para diversos lugares da América do Norte e também para Austrália e Nova Zelândia. Ela se tornou uma tatuadora e trabalhou em São Francisco. Se aposentou em 1967 e em 1981, dois anos antes de sua morte, foi a primeira pessoa a ser introduzida no Salão da Fama da tatuagem. Betty Broadbent morreu dormindo em 1983.

Damas tatuadas Betty Broadbent 01

Damas tatuadas Betty Broadbent 02

Damas tatuadas Betty Broadbent 03

Damas tatuadas Betty Broadbent 04

Damas tatuadas Betty Broadbent 05

Damas tatuadas Betty Broadbent 06

Damas tatuadas Betty Broadbent 07

Damas tatuadas Betty Broadbent 08

Damas tatuadas Betty Broadbent 09

Damas tatuadas Betty Broadbent 10

Damas tatuadas Betty Broadbent 11

Damas tatuadas Betty Broadbent 12

Damas tatuadas Betty Broadbent 13

Damas tatuadas Betty Broadbent 14

Damas tatuadas Betty Broadbent 15

Damas tatuadas Betty Broadbent 16

 

Annie Howard

Annie Howard foi uma Dama Tatuada que se apresentou junto com seu marido, Frank Howard em meados de 1900. Seu personagem como Dama Tatuada tinha a habitual história de ter sido capturada por selvagens que os tatuaram a força, quando na verdade suas tatuagens foram feitas por seu marido. Não há muitas informações sobre Annie Howard, ma sabe-se que ela, o marido e a filha Ivy mudaram-se para Londres juntamente com o show de que faziam parte em 1987. Depois que a família voltou para a América, não houvera mais notícias a respeito de Annie.

Damas tatuadas Annie Howard 06

Damas tatuadas Annie Howard 05

Damas tatuadas Annie Howard 04

Damas tatuadas Annie Howard 03

Damas tatuadas Annie Howard 02

Damas tatuadas Annie Howard 01

 

Artoria Gibbons

Artoria Gibbons foi uma Dama tatuada nascida em Wisconsin em 1893 que mais tarde se mudou para Washington com a família e posteriormente viveu na Califórnia. Casada com o tatuador Charles “Red” Gibbons, ela começou a se apresentar como uma dama tatuada em 1920. As tatuagens de Artoria Gibbons eram principalmente tatuagens de temas religiosos, como Jesus Cristo e a Santa Ceia que cobria parte de suas costas. No show era dito inicialmente que Artoria Gibbons fugiu da família pobre para o amor e o show alternativo. Em 1970 a história por trás das tatuagens de Artoria Gibbons mudou e passou-se a dizer que ela era uma “Aberração criada” após o marido tatuá-la como por ciúmes. Na verdade ela iniciou a carreira de Dama tatuada por questões econômicas pois uma dama tatuada ganhava muito bem na época. Artoria encerrou sua carreira em 1981 e faleceu em 1985, tendo sido uma das últimas Damas Tatuadas.

Damas tatuadas Artoria Gibbons 01

Damas tatuadas Artoria Gibbons 02

Damas tatuadas Artoria Gibbons 03

Damas tatuadas Artoria Gibbons 04

Damas tatuadas Artoria Gibbons 05

 

Lorett Fulkerson

Lorett Fulkerson , nascida Loretta Love em Capital City, Oklahoma em 17 de julho de 1915 , é considerada “a última dama tatuada “. 90 por cento de seu corpo foi tatuado por Tats Thomas , em Chicago. Ele tatuou Lorett Fulkerson de graça em troca de publicidade de seu nome no seu cartão. Ela começou a apresentar-se como dama tatuada em 1930. Ela trabalhou para o Ringling Bros e Barnum e Bailey , Best Dick e Hall Ward. Ela se aposentou em 1992 .

Ela morreu em dezembro de 2007 .

Damas tatuadas Lorett Fulkerson 01

Damas tatuadas Lorett Fulkerson 02

Damas tatuadas Lorett Fulkerson 03

Damas tatuadas Lorett Fulkerson 04

Um Comentário

  • Dina Rock

    05/03/2014

    Que da hora véi essas informações! Muito interessante! Obrigada pela pesquisa maravilhosa! Best site!

    Reply

Deixe uma resposta