Como as tatuagens envelhecem em cada parte do corpo

Muita coisa deve ser levada em consideração na hora de fazer uma tatuagem, o tempo é uma delas. Pensar que nosso corpo pode mudar ao longo do tempo e que todos nós vamos envelhecer são alguns fatores a serem considerados na escolha de um desenho e do local do nosso corpo que o receberá.

Depois dos 50 anos, fazer uma tatuagem requer cuidados especiais, como escolher adequadamente a região do corpo que receberá o desenho e ter maior rigor na higienização do local. “A tatuagem acompanha as mudanças da pele. Se a pessoa engorda, a pele acompanha e o desenho também”, afirma a dermatologista Monica Carvalho.

Idosos Tatuados tinta na Pele 15

 

De acordo com ela, as alterações causadas pelo envelhecimento são mais lentas do que as resultantes do ganho de peso, mesmo assim é indicado escolher regiões do corpo que mudem pouco com o passar dos anos, como costas, braços, colo e pernas.

O tornozelo deve ser evitado, porque a cicatrização pode ser mais difícil. “O procedimento pode causar alterações no retorno venoso e dificultar a cicatrização. Por esse mesmo motivo, hipertensos não devem se tatuar nas pernas”, diz a dermatologista. Pessoas com tendência a ter queloide (quando a cicatriz fica saliente) precisam fazer um teste antes de se tatuar.

Segundo Carvalho, o principal risco do procedimento é o de contrair infecções. Para diminuir o risco, é recomendável procurar um estabelecimento “sério, que use materiais descartáveis ou esterilizado em autoclave (por vapor)”, afirma.

A higienização da pele depois da tatuagem é muito importante, principalmente se a pessoa tiver diabetes (que torna a cicatrização mais difícil). “É necessário lavar bem com sabonete neutro e de preferência usar um antisséptico à base de clorexidina. Também é aconselhável o uso de pomadas cicatrizantes. E não se deve expor a tatuagem ao sol nos primeiros dias”, explica a dermatologista.

Outro cuidado é com a hidratação. “Com a idade, a pele tende ao ressecamento. Então mantê-la hidratada é sempre recomendado.”

Se o local apresentar vermelhidão, dor, secreção amarelada ou esverdeada a partir do segundo dia da realização da tatuagem, é melhor procurar um médico. “Podem ser sintomas de uma infecção”, afirma Carvalho.

3 Comments

  • Ana

    02/06/2013

    Faz um pots sobre tatto de fotografia, to querendo me tatuar e preciso de inspiração 🙂

    Reply

Deixe uma resposta