Piercing de orelha - tudo o que você precisa saber | Tinta na Pele

No Guia Completo do Piercing de Orelha você aprenderá quais são os piercings mais comuns de orelha, como são colocados, quais os cuidados a serem tomados com um piercing de orelha e quais os riscos que um body piercer despreparado pode oferecer para o seu piercing na orelha.

 

Tipos de piercing de orelha

Existem muitos piercings de orelha que podem ser colocados ao longo das nossas orelhas mas basicamente eles se resumem aos demonstrados na imagem a seguir:

Helix

O Helix é o piercing de orelha mais comum, caracterizado por uma perfuração simples na borda da cartilagem da orelha. O piercing Helix tem que ser feito sempre com agulhas americanas ou catéters cirúrgicos, pistolas de farmácia não são indicadas para colocação de piercings de cartilagem na orelha pois pode causar rompimento da mesma devido ao excesso de pressão que a pistola aplica. Por ser o piercing de orelha mais comun, o Helix pode ser usado como base para perfurações mais compostas na orelha;

Rook

O Rook é um piercing de orelha na cartilagem da parte interior da orelha, também conhecido como Anti-Helix. Piercings como o Rook são conhecidos por serem mais dolorosos já que exigem perfurações de grandes porções da cartolagem da orelha;

Tragus

Tragus é um piercing na pequena aba de que tampa o canal auditivo do lado mais próximo do rosto. Por se tratar de uma região de cartilagem de orelha mais grossa, o piercing no Tragus tende a ser mais doloroso;

Anti-tragus

O Anti-Tragus é o piercing de orelha que fica na cartilagem acima do lóbulo da orelha.

Industrial

O Industrial é um piercing de orelha que consiste em dois Helix conectados por uma única joia. O Industrial deve ser feito corretamente para evitar que a barra única que une as duas perfurações seja pressionada por curvas internas das orelhas e isso cause lesões nas perfurações.

Daith

É um piercing de orelha localizado na cartilagem interna da orelha, logo acima da entrada do ouvido.

Snug

O Snug é um piercing de orelha que fica localizado na cartilagem interna da orelha próxima da borda e de frente com o canal auditivo, atravessando ela em linha reta com uma joia pequena.

Conch

O Conch ou Inner Conch é um piercing de orelha que atravessa a parte interna da cartilagem da orelha, terminando atras da orelha. Esta perfuração pode ser alargada.

 Helix Espiral

O helix espiral é um piercing de orelha em formato de espiral. Deve ser marcado cuidadosamente permitindo que a joia se encaixe corretamente nos furos sem gerar pressão. Algumas vezes a distância da espiral pode ser alterada ou a joia feita sob medida para aproveitar possíveis furos já existentes.

Orbital

Um piercing orbital é basicamente a união de dois piercings de orelha por meio de uma única joia, normalmente um captive circular ou “ferradura”.

Outer Conch

Um Outer Conch é um piercing de orelha que consiste em uma perfuração na ‘aba’ externa da orelha normalmente com dois furos feitos para a colocação de um argola.

Tipos-de-piercings-de-orelha-Outer_Conch

Transversal de lóbulo

Um transversal no lóbulo é um piercing de orelha que consiste em uma perfuração transversal no lóbulo da orelha feito na horizontal, atravessando o lóbulo de uma ponta a outra:

Tipos-de-piercings-de-orelha-Transversal-de-lobulo

Ragnar

Um Ragnar é um piercing de orelha transversal que atravessa de dentro da concha do ouvido para a cartilagem externa, em linha reta como mostra a foto.

Tipos-de-piercings-de-orelha-ragnar

UFO

Um UFO é um piercing de orelha raro por se tratar de uma perfuração que junta o Rook, o helix e o orbital em apenas uma perfuração.

Tipos-de-piercings-de-orelha-UFO

Tragus Vertical

Como o próprio nome diz, o Tragus vertical é um tragus no sentido inverso à perfuração tradicional.

Tipos-de-piercings-de-orelha-tragus-vertical

 

Alargador de orelha

Um alargador de orelha é uma perfuração de lóbulo de orelha esticada, aumentando as dimensões do lóbulo de orelha.

Tipos-de-piercings-de-orelha-10-Gauging-Alargador

 

Como são colocados piercings de orelha

Os métodos de colocação de um piercing de orelha são bem simples, são usados normalmente agulhas americanas ou catéters cirúrgicos para o processo de colocação da maioria dos tipos de piercings de orelha. Em casos mais específicos e alargamentos, são utilizados pinos de inserção ou bisturis.

como-colocar-piercing-de-orelha

Como cuidar de um piercing de orelha

Os cuidados com um piercing de orelha são como os cuidados com qualquer piercingconsistindo no uso de cotonetes para remoção de possíveis secreções pós-colocação e sabonete antisséptico para a limpeza geral.

Como-cuidar-de-um-piercing-de-orelha

Riscos quando se coloca um piercing na orelha

Os riscos e problemas de quando se coloca um piercing na orelha podem ser tanto causados por um mal trabalho do profissional quanto por maus cuidados por parte da pessoa que recebeu o piercing.

Alergias, infecções, quelóides e rejeições podem ocorrer quando um piercing é perfurado de maneira incorreta, com materiais inadequados, sem higiene necessária ou mesmo quando não são seguidos os cuidados recomendados pelo profissional como limpeza diária e cuidados quanto a ambientes que possam oferecer riscos de contaminação como praias, por exemplo.

Em caso de infecção com presença de pus, é recomendada a remoção da joia e um reforço da limpeza da perfuração para que não ocorram problemas de quelóides ou aumento da infecção que pode atingir o sangue e causar problemas mais sérios.

Se o trabalho for feito por um bom profissional, com materiais adequados e os cuidados pós perfuração forem tomados, um piercing de orelha não terá problemas durante a cicatrização e não causará problema algum.

 

Para finalizar

Os piercings de orelha estão entre os piercings mais comuns e procurados em estúdios de tatuagem pelo mundo todo, não são dolorosos em sua maioria e o resultado final é agradável e discreto, além de em casos de se resolver remover a joia, não costumam deixar cicatrizes ( menos em casos de alargadores). Sempre coloque piercings com profissionais conceituados e que atendam à todas as regras de higiene e tenham um bom histórico de trabalhos realizados.

3 Comentários Em “Guia completo do Piercing de orelha”

  • Olá, gostei mt desse post, me ajudou com algumas duvidas minhas. :)

  • sooo furo masssa neguim eu to vendo pra fura o meu agora (8

  • Adorei. Muito fixe.

Deixe seu comentário

Ofertas

Categorias

Curta

Recomendo

Leia também