Dermatologista dá dicas para quem quer fazer uma tatuagem

Há muitas coisas a se pensar antes de fazer uma tatuagem. Não são coisas a se pensar apenas com relação à qualidade artística de uma tatuagem mas também com relação à prevenção de problemas de saúde que a escolha de um mau profissional pode causar.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas, alguns cuidados com higiene evitam que a tatuagem se torne um facilitador para infecções de pele.

— Não deixe de questionar o profissional sobre o pigmento que ele usará para fazer a sua tatuagem. Pigmentos de má qualidade podem causar danos na pele, como alergias e manchas, além de desbotar as cores com o tempo — diz o médico.

Antes de fazer a tatuagem, é importante que a pele esteja limpa, hidratada e saudável.

— Utilize um hidratante à base de uréia duas vezes por dia na região escolhida. Dessa forma, a pele ganha mais tonicidade. Observe se há pelos na região: eles precisam ser removidos. O ideal é fazer uma depilação dois dias antes da tatuagem para evitar a inflamação dos pelos — recomenda Fernando.

Segundo ele, é importante observar se o tatuador lavou as mãos com água, sabonete e álcool antes de iniciar o procedimento. A área da pele onde será feita a tatuagem também deve ser lavada e desinfetada com álcool. (Na verdade existem produtos mais adequados para desinfetar a pele antes da tatuagem, como géis próprios para o pré-tattoo)

O local do corpo é uma das principais dúvidas de quem decide fazer uma tatuagem. As opções são muitas e você pode tatuar praticamente qualquer parte do seu corpo.

— Mas evite escolher áreas do corpo em que há maior acúmulo de pele ou que já apresentam mais flacidez. O resultado pode não atender suas expectativas, pois a pele precisa ficar esticada na hora de tatuar — alerta o especialista.

Fiz a tatuagem, e agora?

— Após a tatuagem, é necessário fazer um curativo no local com uma pomada composta de ácido dexpantenol, com o intuito de reconstituir o tecido epitelial. A proteção da tatuagem também deve ser levada em consideração para evitar infecções e lesões.

O médico aconselha manter a região da tatuagem sempre limpa e coberta por roupa até duas semanas depois do procedimento.

É bom evitar sol, coçar ou arrancar cascas, além de esperar a cicatrização da tatuagem para voltar a fazer exercícios físicos. Depois da cicatrização, diz o médico, é importante usar protetores e hidratantes.

Confira outras recomendações do dermatologista:

:: Nunca faça uma tatuagem sob a influência de álcool ou drogas. Além dessas substâncias serem prejudiciais à saúde, suas decisões devem ser sempre tomadas de maneira lúcida.

:: Faça muita pesquisa. Escolha um profissional experiente, que use luvas e equipamento esterilizado e já tenha realizado esse tipo de trabalho. Observe se o estabelecimento é limpo e possui boa estrutura.

:: Após a tatuagem evite consumir alimentos gordurosos, carne de porco, presunto e frutos do mar nos próximos 30 dias.

: Se você já fez alguma tatuagem e teve alguma reação alérgica, procure um dermatologista para tratar essa reação.

 

Via

Deixe uma resposta